ATUPOMI - TERREIRO DE PAI OXALÁ E MÃE IEMANJÁ

O Terreiro de Pai Oxalá e Mãe Iemanjá abriu oficialmente suas portas na Cortesia, localidade do concelho de Sintra em 26 de Abril de 2003, homenageando-se nesse sábado simultaneamente o Orixá Ogum, de acordo com nosso calendário litúrgico (dia de Ogum -23 de Abril ) . No entanto nossas "reuniões" decorriam já desde 2001 embora num espaço acanhado de um apartamento situado no Cacém, arredores de Lisboa, o qual se tornou demasiado pequeno e inadaptado para as solicitações e necessidades especificas da liturgia. Em Abril de 2006 inaugurámos novas instalações ainda na Assafora, com melhores condições de conforto, tanto para a assistência como para os médiuns e cambonos da casa, que tendo aumentado a esta altura de forma imprevista, tornavam urgente a evolução natural para um espaço mais amplo! A inauguração deste novo espaço seria feita a 22/04/2006, "coincidindo" novamente com a homenagem a OGUM, a quem agradecemos continuamente pela proteção que nos vem conferindo.

A nossa missão não tem propósitos financeiros pelo que o templo, sendo suportado pelos seus membros associados, está aberto em permanência a todos quantos nos queiram contactar, quer seja por necessidade de ajuda espiritual quer seja por sentido de missão. Serão sempre bem vindos todos os que veem por bem!

A umbanda tal como a praticamos assenta essencialmente na caridade, nos trabalhos desenvolvidos pelas suas entidades (caboclos, crianças, pretos velhos, etc.) no poder da palavra e da mente (através da oração e da postura na vida). Em 2011 tornámo-nos ATUPOMI - Associação Terreiro de Umbanda Pai Oxalá e Mãe Iemanjá, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. Desta forma resolvemos dar corpo legal ao terreiro enquanto instituição inserida na comunidade.

Mobirise Website Builder

Pai Fernando em 2008 no Terreiro Pai Oxalá e Mãe Iemanjá em Assafora

Mobirise Website Builder

Pai Fernando de Oxalá em 2005 no Terreiro em Cortesia

PAI FERNANDO DE OXALÁ - BIOGRAFIA RESUMIDA


O líder e chefe de culto do Terreiro Pai Oxalá e Mãe Iemanjá chama-se Fernando Soares, é Brasileiro de nascimento (Niterói- Rio de Janeiro em 1961) e Português de filiação; Sacerdote, Pai-de-Santo ou ainda Babolorixá. Preside a um grupo de irmãos em fé, levando a cabo sessões com consultas a Caboclos e Pretos-Velhos, Descarrego, Esclarecimento e Desenvolvimento de Médiuns além de outras actividades. Antes de assumir a iniciativa e liderança deste Terreiro, o Pai Fernando é ele próprio um médium de "berço" como é dito na gíria, ou seja, desde os seus primeiro anos de vida que convive com entidades e espíritos de outro plano. Filho de mãe, também ela médium de berço.

Dona Maria Fernanda e sua irmã Georgette enquanto crianças nascidas e criadas em Santarém- Ribatejo, no seio de uma família tradicional Portuguesa, sempre tentaram 'passar ao lado' do que se tornaria por demais evidente: suas percepções, sensibilidades, intuições, entre outros "sintomas" de mediunidade. Seria já no Brasil, nos idos anos de 60, que o contacto com a Umbanda deitaria por terra todas as suas objecções e reticencias. Ambas se tornariam médiuns de incorporação, trabalhando por mais de 40 anos ao serviço da causa umbandista, tendo sido iniciadas na Umbanda em Botafogo (RJ) através de uma senhora a quem todos chamavam carinhosamente de vó Tereza e seu guia, o Caboclo Ogum Rompe-mato. Viviam no mesmo edifício e apercebeu-se desde o primeiro instante da mediunidade latente nas duas irmãs.

Desde muito pequeno, o pequeno Fernando Soares se habituou a frequentar a casa e as festas de Cosme de Damião inesquecíveis que vó Tereza sempre realizou e que iria realizar com ajuda de muitos vizinhos e admiradores até ao ano de 2009, em que viria a falecer com cerca de 100 anos de idade. O regresso a Portugal deu-se em 1975 no pós-revolução e de uma forma imprevista.

A missão foi continuada alguns anos mais tarde em Lisboa no apartamento e onde ambas recebiam dezenas de pessoas aos Sábados para se consultarem com os Caboclos, Crianças e Pretos-velhos de ambas até à suspensão da atividade por motivos de saúde.

Mobirise Website Builder

Em menino com vó Tereza na festa das Crianças

Apesar de ter nascido e ser criado na umbanda, só na sua vida adulta, já em Portugal, foi confrontado com a urgência de assunção das suas responsabilidades perante o Astral Superior e perante o seu destino.

Surgiu então a necessidade de aprofundar conhecimentos e esclarecer as opções que poderia ter numa altura em que Portugal não conhecia a Umbanda. Poucos eram os locais existentes, todos vivendo um quase secretismo. Houve uma necessidade imperiosa de regressar ao Brasil em busca das repostas e foi assim que começou uma busca individual.

Várias foram as idas e vindas até ao Brasil, já então na companhia daquele que viria a ser o seu braço direito e hoje Pai Pequeno no Terreiro a que preside - Francisco de Ogum um irmão Português que se dedicou de Alma e coração à causa Umbadista e já antes um velho amigo.

No Rio de Janeiro foram aconselhados por Entidades e Chefes de Centros e Terreiros mais experientes, como por exemplo a Casa de Caridade de Caboclo Peri em Botafogo no Rio de Janeiro, com uma só conclusão; havia iniciar uma prática da caridade espiritual e deste modo contribuir para a disseminação da Umbanda, em Portugal!

A este respeito o Pai Fernando afirma:

"- Durante a minha busca incessante deparei-me com caminhos alternativos e com as várias linhas e nações da religião que me propunha seguir. A minha querida avó Tereza tinha agora mais de 90 anos de idade e não tinha um centro, no qual me pudesse iniciar. Encontrei então quase por "acaso" , já que nestas coisas não existe o acaso como viria descobrir mais tarde, Mãe Cícera de Oxum do Terreiro de Tia Rosa da Bahia em Majé (Rio de Janeiro) e a Umbanda de Angola, estávamos em 1999. Agradeço os conhecimentos recebidos e recordo esses tempos com carinho, apesar de não ter sido este o caminho que procurava como viria a perceber mais tarde. Nesta altura já me acompanhava o meu actual braço direito, Francisco de Ogum, hoje Pai Pequeno no Terreiro a que presido e ambos nos submetemos à feitura de Santo com todos os preceitos que a nação Angola impõe. No entanto o caminho só estava começando e as questões evolutivas, cármicas e até de sensibilidade impulsionaram-nos no sentido de outra forma de praticar a Umbanda. A busca levou-nos até à Casa de Caridade do Caboclo Perí onde Dona Sandra, chefe espiritual desta casa bem como seus guias que me são muito queridos: seu Cobra -Coral e Tia Justina me receberam de braços abertos, encaminhado e confirmando a missão que me aguardava: a abertura de um centro ou terreiro em Portugal e ajudar à disseminação de uma Umbanda de caridade e entrega, sem mercantilismo, estávamos então em 2002. Ainda hoje estes laços são fortes e vivos apesar das minhas viajens ao Brasil serem cada vez mais raras, pelo que deixo aqui a minha homenagem pessoal a esse centro e a todos os que nele se entregam com amor e fé pois continua a ser uma casa de muita luz . "

A Umbanda em Portugal

Guia


A Umbanda nasceu do encontro de culturas, povos e religiões que foi e é o Brasil: Europeus, Africanos e Indígenas, em busca do sentido Espiritual do ser Humano fundaram vários movimentos religiosos que traçam um ponto de contacto verdadeiramente Universalista . Séculos passados, sobre a colonização portuguesa e libertação dos escravos, a espiritualidade encontrou no Brasil o ambiente ideal para crescer e se afirmar.

Hoje essa espiritualidade abre-se a novos horizontes e expande-se por todo o mundo. Portugal surge como é natural como um dos primeiros portos de acolhimento fora da mãe pátria da Umbanda. Caboclos, Prêtos-velhos, Exús e outras entidades Espirituais podem ainda parecer algo exóticas aos olhos da maioria, contudo a mensagem de Amor, Caridade e a ajuda espiritual inestimável que tais seres de luz nos trazem farão por certo mais pela causa Espiritual que qualquer exposição por mais detalhada e iluminada

Made with ‌

No Code Website Builder